Síntese e caracterização de AgNP para dopagem de blendas poliméricas

Neste trabalho, nanopartículas de prata (AgNPs) foram sintetizadas pela rota de redução química do nitrato de prata. Elas foram caracterizadas opticamente, para comprovação da eficiência da síntese, após foram misturadas com o reagente Yariv e com o polímero Poly[(9,9-di-n-octylfluorenyl-2,7-diyl)-alt-(1,4-benzo[2,1,3]thiadiazole)] (F8BT). As misturas foram caracterizadas pelas técnicas (absorção UV-Vis, DRX e fotoluminescência) para aderir a melhor relação de contribuição entre as AgNP e polímeros. Utilizou-se lâminas de vidro cortadas em 1,0 cm², para deposição dos filmes de polímeros com as AgNPs. O reagente Yariv foi utilizado como material aceitador e o F8BT como doador, no processo transferência ressonante de energia por fluorescência. As AgNPs são utilizadas para ampliar a coleta de energia luminosa e também facilitar a separação de cargas. A difração de raios-X e a absorção óptica mostraram que a síntese de AgNP foi bem-sucedida. Os resultados de UV-Vis e PL mostraram que houve transferência de energia, mas que a quantidade de Yariv deve ser reduzida para 5-10% do total da solução. As misturas de Yariv:F8BT:AgNP são promissoras e serão utilizadas para aplicação em dispositivos fotovoltaicos híbridos.
Manoel
Artur Oliveira da
Silva
manoelartur@alunos.utfpr.edu.br
Aluno de graduação, curso de engenharia de materiais.
Jadi
de Lima
Braçaroto
jadi_bra@hotmail.com