Emprego de lignina do bagaço de cana-de-açúcar em cimento odontológico

No Brasil, a cana-de-açúcar é destaque na atividade agrícola do país, utilizada principalmente para fabricação de açúcar e álcool. A quantidade de bagaço gerada é elevada e grande parte não há destinação, permanecendo acumulado no pátio das usinas. Seu bagaço é rico em materiais lignocelulósicos, celulose, hemicelulose e lignina. A lignina é responsável por oferecer resistência à planta, sendo empregada em várias áreas, como em polímeros, fibras de carbono, entre outros. Aproveitando as características da lignina, averiguou sua contribuição no aumento da resistência a compressão do cimento odontológico, fabricado por uma indústria odontológica do Paraná. Avaliou-se quatro metodologias para extração da lignina do bagaço da cana-de-açúcar e após as extrações, estas foram caracterizadas por espectroscopia vibracional de absorção na região do infravermelho, inferindo que a lignina extraída é do tipo G-S. Em seguida, foram adicionadas 1 a 7% de lignina ao cimento odontológico e após 24 horas verificou-se sua influência na resistência à compressão. O tempo de presa do material, em média de 13 minutos, não sofreu alteração com a adição da lignina. O cimento com lignina apresentou aumento significativo da resistência a compressão com valores entre 23 e 26 MPa.
João
Victor Muriana
Mendonça
joaommvictor@hotmail.com