ID:
5754
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/82875883553?pwd=RC96eFlKemZZSEVjcURPRVl0Tlg3UT09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/98c3a957-e1d7-436d-b085-c98e7da70531
Resumo:
Atualmente uma das maiores preocupações da indústria é aumentar a eficiência dos seus equipamentos, tanto para aumentar sua produtividade, quanto para aumentar o seu alcance no mercado. Este trabalho objetivou identificar, modelar matematicamente, aplicar o controle LQR e analisar como o rotor responde para diferentes ganhos. Foi definido a localização dos discos e mancais e feito a identificação dos parâmetros utilizando Algoritmo Genético e também a modelagem através do Método dos Elementos Finitos, com o uso de Matlab/Simulink. Assim após a modelagem do sistema, analisou-se o comportamento do rotor flexível a diversas entradas. O controlador LQR apresentou resultados satisfatórios, já que reduziu o nível de vibrações em todas as análises estudadas. Para a entrada impulsiva o tempo de atenuação reduziu cerca de 16% mais rápido. Para o teste de Run-Up ocorreu uma redução de amplitude, 17% maior. Por fim quando o sistema está em regime permanente foi possível observar uma redução de 13% maior.
Autor(es):
John
Victor Amadio
Grupo
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
johnvictoramadio@hotmail.com
Edson
Hideki
Korioshi
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
edsonh@utfpr.edu.br
Modalidade:
Engenharia Mecânica
Data:
23/11/2020
Hora:
10:00