Estudo cinético da adsorção do glifosato pela vermiculita

Com as utilizações de herbicidas como o glifosato em larga escala na agricultura vem à necessidade de estudos para o tratamento de solos e de águas contaminadas. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo mostrar a partir do estudo cinético que é viável a utilização da vermiculita na remoção do glifosato. A cinética realizada em uma concentração fixa de 10 µg L-1 de glifosato, e a partir de períodos de tempo pré-determinados foi retirado alíquotas de 3 ml para análise. Os dados experimentais foram modelados utilizando as equações de pseudo-primeira ordem e de pseudo-segunda ordem. A partir dos parâmetros cinéticos foi possível observar que o modelo que expõe melhor a adsorção de glifosato na vermiculita é o de pseudo-primeira ordem. Os resultados experimentais mostram que a vermiculita é um bom adsorvente para o glifosato.
Maria Eduarda
Morais
mariamorais@alunos.utfpr.edu.br
Luisa
Teodoro
luisateodoro@alunos.utfpr.edu.br
Raquel Dalla Costa da
Rocha
raqueldcr@utfpr.edu.br
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Atualmente é professora associada de magistério superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: adsorção, biodigestão anaeróbia, metal pesado, estágio supervisionado e corantes texteis.
Química e Materiais
23/11/2020