Classificação de imagens histopatológicas de câncer de mama usando pequenas subimagens selecionadas

Neste trabalho foram realizados experimentos com a base de imagens BreakHis aplicandouma rede neural convolucional (CNN) para classificar imagens histopatológicas em tumoresbenignos ou malignos (câncer). Evitando a necessidade de executar uma segmentaçãoexplícita das imagens, este método é baseado na extração de várias pequenas subimagens(patches) aleatórias para treinamento e na combinação dessas subimagens parareconhecimento. Visando aumentar o desempenho do modelo classificador foi propostauma abordagem consistindo em previamente selecionar subimagens que sejam maisrepresentativas de cada classe, permitindo assim discriminar melhor entre padrõesmalignos e benignos. Os resultados alcançados pela abordagem de filtragem pré-treinamento da CNN mostraram um ganho na acurácia para os dois maiores fatores deaumento disponíveis no conjunto de imagens, 200× e 400×.
Fabio
Alexandre
Spanhol
faspanhol@utfpr.edu.br
Professor efetivo da UTFPR Campus Toledo. Desenvolve pesquisa na área de reconhecimento de padrões em imagens médicas aplicando técnicas de aprendizado de máquina, em especial aprendizado de múltiplas instâncias, aprendizado profundo e CNNs. Também atua na área de IoT no contexto de cidades inteligentes, em especial redes LoRaWAN e sensores ambientais de baixo custo.
Henrique
Frederico