Proposta de motorização do aparelho de Casagrande para a determinação do limite de liquidez do solo

Diariamente são noticiados desabamentos de edificações e desmoronamentos de encostas. Um importante fator neste contexto é a consistência do solo e os teores de umidade característicos para mudança dos estados do solo. Este projeto propôs a motorização do aparelho de Casagrande e a redução de fatores físicos e subjetivos no processo de determinação do limite de liquidez do solo. Foram avaliadas diferentes alternativas para compor a solução, envolvendo a plataforma Arduino, motores, sensores e elementos mecânicos para controlar o aparelho original. Ao final destas avaliações, contudo, devido à pandemia provocada pelo Corona vírus (COVID-19), o projeto não pôde ser executado conforme planejado e com a geração dos produtos esperados. Mesmo assim, as etapas executadas contribuíram muito para o aprendizado do acadêmico e para a continuidade (quando possível) do projeto, pois muitas das avaliações necessárias foram realizadas e auxiliaram na tomada de decisão quanto a pequenas partes da solução. Assim que possível, serão executados o acoplamento da solução ao aparelho de Casagrande e adicionada a tomada de decisão da parada do sistema por meio de visão computacional.
Jefferson
Gustavo