Efeito da antecipação da adubação sobre o desempenho agronômico da cultura da soja

A soja [Glycine max (L.) Merrill] é atualmente a principal comodity do setor agrícola, seja no cenário econômico nacional como mundial. A produtividade da cultura é influenciada por vários fatores, sendo a adubação um deles. Assim é fundamental o estudo de práticas agrícolas que agreguem maior produtividade a cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho agronômico da soja frente a adubação total no plantio, de forma parcelada, e com a inversão total na cultura da aveia preta, combinados com quatro níveis de adubação (0, 100, 200 e 300% da dose recomendada) definidos de acordo com a análise do solo e expectativa de produção de soja de 4,1 a 5 t ha-1. Os dados foram submetidos a análise de variância e teste de comparação de médias. A cultura da aveia apresentou boa resposta a maiores níveis de adubação, atingindo acúmulos de 10,9 ton ha-1 de matéria seca com o nível de 200%. Para a soja o manejo de inversão total da adubação na cultura da aveia apresentou redução no rendimento de grãos, não sendo uma alternativa viável.
Lucas Leite
Colonelli