Avaliação e seleção de linhagens de trigo tolerantes a germinação pré-colheita no Programa de Melhoramento Genético da UTFPR

O trigo (Triticum aestivum L.) é um cereal de grande importância na dieta humana e animal. Essa cultura obteve vários ganhos proporcionados pelo melhoramento genético, dentre os quais pode ser citado a tolerância a germinação pré-colheita, que compromete a qualidade do grão e a produtividade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a tolerância de germinação pré colheita de linhagens de trigo do Programa de Melhoramento Genético da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, visando selecionar linhagens promissoras. Para avaliação foi utilizado classificação de notas (1 a 5) conforme a classificação: Altamente suscetível (AS), Suscetível (S), Moderadamente suscetível (MS), Moderadamente resistente (MR) e Resistente (R). As linhagens 17220 e 160309 foram classificadas como resistentes à germinação pré-colheita, juntamente com a cultivar TBIO Audaz. Atingiram classificação de moderada resistência, as linhagens 170497, 170491, 170487, 170615, 17500 e a cultivar BRS Pardela.
Vinicius
Kunz Fernandes