Produtividade de milho cultivado com diferentes fontes de nitrogênio

Para que ocorram incrementos na produtividade da cultura do milho, se faz necessário a adoção de uma série de fatores, entre os quais, o correto manejo e escolha da fonte de nitrogênio (N). Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento de diferentes fertilizantes nitrogenados aplicados em cobertura na cultura do milho, identificando entre elas quais melhoram o desempenho agronômico da cultura. O experimento foi conduzido na área experimental da UTFPR, Campus Santa Helena-PR. Estando a uma altitude média de 240 metros ao nível do mar. O solo é um Latossolo Vermelho. Foi utilizado o delineamento experimental de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos utilizados foram diferentes fontes comerciais de N disponíveis na região: i: Testemunha (sem N)", ii:Yara bela pluS (27% N), iii: Sulfammo meta (20% N), iv: Ureia comum (45% N) e v: Super N(R) (45% N). Foi avaliado a massa de mil grãos e a produtividade do milho. A aplicação de 125 kg de N ha-1 promoveu aumento na produtividade da cultura do milho, independente da fonte utilizada. As diferentes fontes de N não promoveram diferenças na produtividade de milho, com média de 8234 kg ha-1 , 36 % superior a testemunha.PALAVRAS-CHAVE: Eficiência de uso do N. Zea mays. Ureia.
JOAO
EDUARDO