Caracterização da demanda térmica do gladíolo no Oeste do Paraná

O objetivo do estudo foi avaliar a demanda térmica do gladíolo (Gladiolus grandiflorus Hort.) produzido no Oeste do Paraná. O experimento foi realizado no campo experimental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Santa Helena, Paraná. Para tanto, foi realizado o plantio do gladíolo em fileiras duplas com espaçamento entre fileiras de 0,40 cm e 0,20 cm entre plantas. Para caracterização das plantas e da demanda térmica, foram selecionadas 12 plantas uniformes onde foram avaliados o ciclo da cultura do gladíolo, desde a emergência até a senescência completa da haste floral. A caracterização da demanda térmica da cultivar T704 foi realizado utilizado o somatório de graus-dia desde a emergência. A qualidade das hastes florais fora avaliada nos estádios R2 (espigamento visível) e R3 (ponto de colheita comercial). O gladíolo cultivar T704 apresentou potencial de produção na região Oeste do Paraná. No entanto, ainda que a época de cultivo tenha sido na primavera, a região demonstrou temperaturas elevadas durante a condução do experimento, que por sua vez causaram danos algumas às hastes florais. Conclui-se que o gladíolo cultivar T704 apresenta potencial de cultivo nas condições do Oeste do Paraná, tendo como demanda térmica de 946,22 para a fase vegetativa e para a reprodutiva de 472,87.
Ana
Gabriela