Avaliação em casa de vegetação da associação de resíduos orgânicos com Pochonia chlamydosporia para controle de rizoctoniose

Neste estudo avaliou-se o efeito do pó de canola, resíduo de uva, chorume suíno e cama de aviário, associados a Pochonia chlamydosporia na redução do tombamento de plântulas de beterraba causadas pelo fungo Rhizoctonia solani. O experimento foi conduzido no Laboratório de Fitopatologia e na casa de vegetação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco. Inicialmente, o solo foi infestado com o fungo R. solani. Após, 5 dias, adicionaram-se os tratamentos pó de canola, resíduo de uva, chorume suíno e cama de aviário (exceto no tratamento controle). Após, o solo foi colocado em 48 vasos (8 vasos/tratamento). Após 5 dias misturou-se o fungo P. chlamydosporia (exceto no tratamento controle). Após 5 dias, semearam-se sementes de beterraba em 30 vasos. O restante dos vasos foram utilizados para avaliação microbiana. Após emergência da primeira plântula avaliou-se por 21 dias a emergência e o tombamento de plântula. Para a atividade microbiana foi coletado solo, no dia 1, 10 e 25 dias após a montagem do experimento. O tratamento resíduo de uva com P. chlamydosporia foi eficiente no controle da doença.
Edinéia
de Assis Wanzuita Schneider
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
edineia.2017@alunos.utfpr.edu.br
Acadêmica do curso de agronomia, desenvolvendo pesquisa voltada à fitopatologia - Ciências Agrárias - Agronomia.
Rosangela
Dallemole Giaretta
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
giaretta@utfpr.edu.br
Professor do curso de agronomia, desenvolvendo pesquisa voltada à fitopatologia - Ciências Agrárias - Agronomia.
Agronomia
23/11/2020