Princípios da Economia Circular para o plástico: uma proposta de aplicação em uma empresa de embalagens

Nos últimos 50 anos, a produção de plástico aumentou 256 milhões de toneladas e as embalagens representam 26% do volume total dos plásticos produzidos. Com a Economia Circular (EC) é possível estabelecer diretrizes, inovar e gerenciar resíduos para formar novos componentes do processo. Neste contexto, o presente trabalho tem como finalidade propor ideias da EC em uma empresa de embalagens plásticas, e está dividida em 3 fases: (1) identificar os princípios e estratégias da EC no setor de plástico, (2) Conhecer a empresa objeto de estudo, (3) sugerir aplicação estratégica que objetivam alcançar os princípio da EC. Como resultado foi possível identificar alguns fatores estratégicos e pontos de geração de resíduos. Estruturou-se um plano de ação que envolve substituição de materiais utilizados por compostos biodegradáveis, aconselha-se a aplicação e conceitos de redesign, produção mais limpas, otimização de processos e conscientização da população. Assim, foi capaz de concluir que mesmo com a geração elevada de resíduos é possível realizar práticas sustentáveis da EC para a redução de resíduos.
Elias
Lira
Santos Junior
eliasjunior@utfpr.edu.br
Professor do Departamento Academico de Ciências Biologicas e Ambientais
Tais
Soares
de Carvalho
tais.soares23@hotmail.com
Academicada de Engenharia de Produção
Gabriel
Fernandes
Sales
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
gabrielfernandessales@gmail.com
Mestrando do PPGEP-UTFPR-PG
Tiago
Oscar
da Rosa
tiagooscar7@gmail.com
Academicado de Engenharia Ambiental.
Antonio
Carlos
de Franciso
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil