Cleaner cities: proposta de um novo modelo

Este artigo tem como objetivo propor um novo modelo de cidades inteligentes.  Esta proposta de modelo fundamenta-se nos princípios de Smart Cities e Cleaner Production, levando a um novo modelo de cidades, as Cleaner Cities. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), por meio da metodologia Methodi Ordinatio, e foi construído um portfólio com os artigos mais relevantes destes termos, “Cidades inteligentes e Produção mais Limpa”. Foram reunidos, lidos e analisados, buscando um respaldo consistente na literatura. Como resultado, observa-se que as necessidades de conscientização, responsabilidade urbana ambiental deve ser o princípio da gestão das cidades, adaptando o conceito de Produção Mais Limpa da Engenharia de Produção às cidades inteligentes, tema e proposta relevante em nível emergente e mundial, para que haja um real melhoramento no âmbito urbano das cidades.
FRANCIESCO
HENRIQUE
RUTCOSKI
franciescorutcoski@alunos.utfpr.edu.br
Departamento de Engenharia de Produção. Acadêmico de Engenharia de Produção.
REGINA
NEGRI
PAGANI
reginapagani@utfpr.edu.br
Departamento de Engenharia de Produção. Dra. professora de Engenharia de Produção.
ALANA
CORSI
aaacorsi@gmail.com
Departamento de Engenharia de Produção. Mestranda de Engenharia de Produção.
ADEMIR
RESMINI
ademirr@alunos.utfpr.edu.br
Departamento de Engenharia de Produção. Acadêmico de Engenharia de Produção.
Engenharia de Produção
25/11/2020