Metodologia Ativa Role Play Game para aplicação no ensino de Engenharia de Produção

ID: 
5890
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/82404160929?pwd=RjJRd1hKcEFRU3lrM000WktLOHdpdz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/c2df1313-c3c8-485f-b97e-8ad96f09a699
Resumo: 
A dificuldade de ensino em sala de aula nos tempos atuais é um assunto muito tratado pelas universidades que apresentam um alto índice de evasão e reprovação dos alunos. O modelo tradicional de ensino e avaliação já não é mais suficiente para a diversidade de pensamentos e atitudes dos alunos, visto a gama de possibilidades que o mundo tecnológico oferece para o indivíduo. Neste contexto, surge as metodologias ativas como estratégias de ensino onde a interação pessoal, aplicativos, software, entre outros recursos que se tornaram aliados em sala de aula. Uma delas é o Role Play Game (RPG), um tipo de jogo de interação e atuação que é possível aplicar no ensino. Nesse artigo será elaborado um RPG para o ensino do conteúdo de Liderança na disciplina de Comportamento Humano no curso de Engenharia de Produção. O objetivo é que a turma solucione um problema em um cenário de uma indústria a partir da interpretação de papéis previamente estabelecidos. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e exploratória com apresentação de um modelo. Os resultados dessa pesquisa possibilitam concluir que esse modelo permite uma grande interação e motivação dos alunos em sala de aula.
Autor(es): 
Ana
Carolina Piccinini de Alencar
Schiavi
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
anaschiavi@alunos.utfpr.edu.br
Silvana
Rodrigues
Quintilhano
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
squintilhano@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Engenharia de Produção
Data: 
25/11/2020
Hora: 
08:00