Previsão de dados de termômetros de superfície para um bloco de confrontante da Barragem de Itaipu

O artigo apresenta a previsão de temperatura dos termômetros instalados na superfície de um bloco de contraforte da barragem de Itaipu, mais especificamente o bloco D-38. Os modelos utilizados foram ARIMA (Autorregressivo Integrado de Médias Móveis) e Holt-Winters (suavização exponencial simples), aditivo e multiplicativo. Foram utilizados os dados de temperatura referentes a três termômetros: TS-D-001, TS-D-002 e TS-D-004. As análises foram realizadas com o auxílio do software livre, R. Foram consideradas para a modelagem as séries com periodicidade trimestral de 2008 a 2017, com previsões para os trimestres de 2018, os quais foram comparados com os dados reais. A modelagem que apresentou melhor resultado, para os instrumentos TS-D-001 e TS-D-004, foi o Holt-Winters aditivo cujo critério de informação AICc obteve o menor valor e, além disso, apresentou menor MAPE em relação ao modelo ARIMA, o que o torna o modelo mais adequado. Já para o instrumento TS-D-003 o modelo que melhor se ajustou, segundo o critério AICc, foi o Holt-Winters multiplicativo, porém para os trimestres de 2018 apresenta MAPE superior aos da modelagem ARIMA.
Larissa
Maria