Desenvolvimento de Software para plotagem do comportamento PVT de substâncias puras

O uso de softwares educacionais que são utilizados para o aprendizado vem crescendo coma expansão do uso de tecnologias para inúmeras atividades do cotidiano dos cidadãos. Amodelagem de processos termodinâmicos possibilita a previsão futura do comportamentode uma espécie química, no aspecto de suas variações de propriedades termodinâmicas, osdados obtidos em simulações apresentam resultados referentes às mudanças naspropriedades intensivas das moléculas. O trabalho apresenta um software desenvolvidocapaz de gerar os gráficos de sinos de saturação líquido-vapor, isotermas em diagramas dePressão versus Volume (PV) para substâncias puras, utilizando para isso algumas dasequações de estado cúbicas mais utilizadas nos cursos de graduação de EngenhariaQuímica. A ferramenta foi desenvolvida em Python, uma linguagem de programaçãoutilizada em diversos ramos do meio científico. O software se mostrou eficaz na geraçãodos gráficos PVT de substâncias puras.
Bruno Henrique Manfrin
Tormem
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
brunotormem@alunos.utfpr.edu.br
Discente de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Francisco Beltrão
Vilmar
Steffen
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
vilmars@utfpr.edu.br
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Tem experiência na área de Modelagem, Simulação e Otimização de Processos, com ênfase em Destilação Reativa, Adsorção, Equação de Poisson-Boltzmann e Equação de Poisson-Nernst-Planck. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR) atuando no Departamento Acadêmico de Engenharias (DAENG) no campus Francisco Beltrão.
Engenharia Química e Têxtil
23/11/2020