Métodos computacionais para auxiliar na classificação hidroquímica do Sistema Aquífero Serra Geral no norte do Estado do Paraná

ID: 
7270
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/82893508055?pwd=M0IwQVArR3R6VkV3WDRVcSs3NExSZz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/fee6db07-cc06-4ab8-98eb-152bb8fff955
Resumo: 
Estudos contemplando as características hidrogeológicas e hidroquímica das águas subterrâneas é de suma importância para o contexto socioeconômico e ambiental. Nesse sentido, o Sistema Aquífero Serra Geral possui importância significativa para abastecimento de água das populações no estado do Paraná. Durante estudos neste aquífero no estado, vislumbrou a necessidade da criação de um programa capaz de realizar a classificação automática hidroquímica de uma quantidade considerável de amostras, assim, acelerando os trabalhos na identificação de anomalias químicas regionais. Para o desenvolvimento do programa se utilizou metodologia de linguagem C# e IDE Visual Studio e foram selecionados os diagramas hidroquímicos de Stiff e Piper para a modelagem computacional, utilizando como fonte de dados o Sistema de Informações de águas Subterrâneas (CPRM, 2020) . Como resultado, este programa é capaz de processar rapidamente banco de dados extraídos diretamente da internet plotando a distribuição iônica das amostras nos diagramas de Piper e Stiff, permitindo o usuário modificar o estilo do gráfico. Nos testes realizados foi possível encontrar e classificar 1954 poços pertencentes ao Sistema Aquífero Serra Geral com predominância de águas bicabornatadas (91% dos poços). Espera-se que o programa venha a auxiliar futuros estudos hidroquímicos.
Autor(es): 
Pedro Henrique
Gongora
Miguez
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
pedro.h.miguez@gmail.com
Estudante de Engenharia Ambiental
Maurício
Moreira dos
Santos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
mmsantos@utfpr.edu.br
Professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina.Departamento de Acadêmico de Engenharia Ambiental.
Modalidade: 
Geociências
Data: 
26/11/2020
Hora: 
15:30