Impacto da greve nacional dos caminhoneiros na qualidade do ar urbano

ID: 
6958
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/82893508055?pwd=M0IwQVArR3R6VkV3WDRVcSs3NExSZz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/d53d811b-759c-485d-9606-3d428f62f50e
Resumo: 
A greve nacional dos caminhoneiros de 2018 paralisou o fornecimento de combustíveis e insumos para a população e indústrias por 11 dias. Esse estudo analisou o comportamento dos poluentes atmosféricos CO, NOx e MP10 na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) durante a greve dos caminhoneiros, utilizando como base de comparação os dias úteis normais da semana, definidos como business as usual (BAU). Os poluentes foram medidos pela rede de monitoramento da CETESB em 12 estações da RMSP. As estações mais impactadas pelo trânsito (Carapicuíba, Guarulhos - Pimentas, Osasco e Taboão da Serra) foram as que apresentaram maiores reduções das concentrações dos poluentes nos dias centrais da greve, sendo 38-54% para NOx, 29-45% para CO e 20-35% para MP10. Este trabalho demonstrou a influência que o modo de vida antrópico atual tem na qualidade do ar, retratando principalmente o impacto negativo dos veículos motorizados na qualidade do ar urbano.
Autor(es): 
REGIS
CASSINO JUNIOR
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
regisjr97@gmail.com
Geociências - Engenharia Ambiental
Patricia
Krecl
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, Paraná, Brasil
patriciak@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Geociências
Data: 
26/11/2020
Hora: 
15:30
mencao_honrosa: 
Sim