Análise in silico do Remdesivir no tratamento da coagulopatia da COVID-19

A atual pandemia de COVID-19 iniciou pelo relato de pneumonia com origem desconhecida em pacientes de Wuhan na China. O patógeno foi sequenciado e caracterizado no grupo dos Coronavírus e denominado inicialmente 2019-nCOV e posteriormente, como SARS-COV-2. Sua apresentação clínica foi denominada COVID-19, cujos sintomas variam de leves a severos, como a síndrome respiratória aguda e coagulopatia intravascular disseminada. O tratamento feito com a associação de medicamentos tem mostrado efeito promissor para o antiviral remdesivir frente a doença, incluindo o quadro de coagulopatia. Neste trabalho foram estudadas possíveis interações existentes entre o antiviral remdesivir com algum dos fatores de coagulação II protrombina (3U69) e III tromboplastina (5W06) através da docagem molecular. Os dados e informações obtidos acerca das interações químicas indicam que esse ligante apresenta afinidade com o receptor, sustentada principalmente por ligações de hidrogênio, podendo assim interferir na atividade desses fatores de coagulação, funcionando como um anticoagulante, e por consequência, trazer benefícios para o tratamento de pacientes infectados com COVID-19 e em condições de coagulopatia intravascular disseminada.
Gabrielle
Caroline
Peiter
Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina, Toledo, Paraná, Brasil.
peitergabrielle@gmail.com
Kádima