Desenvolvimento de um aplicativo mobile de treinamento do core para Militares

Policiais e Bombeiros militares se destacam da população em geral e de outras categorias profissionais pelo alto nível de desgaste físico e mental, as dores osteomusculares estão entre as mais tratadas e responsáveis por um considerável índice de afastamento por motivo de saúde. Além disso, uma parcela desses militares não pratica exercício físico regularmente, esse fato associado com o sobrepeso em virtude do fardamento e equipamentos de rotina pode causar o aparecimento de dores lombares. O objetivo deste trabalho é desenvolver um aplicativo com exercícios para a musculatura do Core com o intuito de auxiliar no tratamento e prevenção de dores lombares. Foram selecionados quatorze exercícios isométricos distribuídos em nove semanas com níveis de complexidade e intensidade progressivos, a cada duas semanas é necessário o preenchimento do diagrama de Corlett para monitorar a intensidade das dores. O aplicativo está sendo desenvolvido em parceria com o Departamento Acadêmico de Educação Física e o Departamento Acadêmico de Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Sua criação implicará em atender uma população de 27.000 policiais por intermédio de um termo de cooperação técnico-científica vigente entre a PMPR e a UTFPR.
Elisangela
Franciele