Intervenção colaborativa ao discente

ID: 
6000
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/84638992094?pwd=YXpVZk9LS040cmk2S3Z3aS9HVHlEZz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/bcda021e-bbdc-4f72-a7cf-0f54ab07d98c
Resumo: 
As funções muitas vezes são ensinadas sem a demonstração de nenhum tipo de aplicação. O trabalho apresentado tem como objetivo introduzir aos discentes de colégios da rede pública da cidade de Campo Mourão uma aplicação do assunto, utilizando-se para isso um conteúdo aprendido nos cursos de engenharia civil, as deflexões de vigas. A idéia era montar um protótipo de viga, e fazê-lo defletir utilizando uma carga para que se pudesse medir o deslocamento e comparar com os deslocamentos obtidos com uma função que descreve o fenômeno. Com a vinda da pandemia, o experimento prático nas escolas não teve condições de ser realizado, tendo em vista o distanciamento social, porém ressalta-se que a aplicação da teoria amplia o interesse de aprender por parte dos alunos, que passam a perceber utilidade nos conteúdos aprendidos em sala de aula.
Autor(es): 
Rogério
Zolin
Bertechini
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil
rogeriob@alunos.utfpr.edu.br
Adilandri
Mércio
Lobeiro
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil
alobeiro@utfpr.edu.br
Departamento de Matemática (DAMAT).
Modalidade: 
Engenharia Civil
Data: 
23/11/2020
Hora: 
11:00