ID:
7616
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/83832948413?pwd=MEJXV05JL2t3eEF3ZG0vRHU0Nm5Wdz09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/97365883-b68e-4944-8f53-f60d8fd982a0
Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar um material didático criado para auxiliar na alfabetização escolar realizada via método fônico e demonstrar sua validade. A partir da observação de aulas na escola, planejou-se o material, que consiste em cartelas e livros. Cada cartela traz impressa uma letra, dígrafo ou encontro consonantal perfeito do sistema alfabético do português brasileiro, formando uma espécie de jogo. Elas são confeccionadas em papelão, com medidas de 7x7cm cada, e sua finalidade é ajudar a lembrar o som que cada letra faz. Os livros trazem histórias de interesse da faixa etária, contêm ilustrações coloridas e palavras específicas destacadas para o aluno ler e outras sem destaque, para o professor ou alguém alfabetizado ler. O material criado foi testado na escola e constatou-se que, além de despertar o interesse dos alunos, ele dinamizou e diversificou as aulas de alfabetização, mostrando-se apropriado e útil em sala de aula e fora dela.
Autor(es):
Vera
Vasilevski
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, Paraná, Brasil
veral@utfpr.edu.br
Coordenação de Ciência da Computação/Licenciatura em Ciências Biológicas - Lingua materna, estrangeira e metodologia científica
Jessy
Kerolyne
dos Santos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, Paraná, Brasil
rose_jessykds@hotmail.com
Olivia
Maria
Neves
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, Paraná, Brasil
oliviamneves12@gmail.com
Modalidade:
Educação
Data:
26/11/2020
Hora:
13:30