Formatação de documentos com alta qualidade tipográfica para instituições de ensino superior.

Com o cenário de pandemia no ano de 2020 grande parte dos métodos de estudos foram ou serão virtualizados. Neste período de transição para plataforma digital, os discentes e docentes necessitam de ferramentas e treinamentos que auxiliem a criação de documentos e materiais de ensino como slides, relatórios, trabalhos acadêmicos, cartas, teses e livros. O principal objetivo deste projeto é otimizar a qualidade técnica, científica e tipográfica de todos os documentos produzidos nas universidades de ensino superior. Para desenvolver este objetivo é necessário utilizar métodos consistentes e acessíveis a todo público. A metodologia consiste na utilização do software LaTeX: uma ferramenta totalmente gratuita, disponível para todos sistemas operacionais (Windows, Linux, MacOS), e também na versão web. Esta ferramenta contém suporte para estruturação lógica e documentos e os elementos que o constituem, tais como: ambientes e fontes de texto, imagens, tabelas, figuras, equações, sistemas, gráficos, gifs, referências, normas, elementos técnicos e matemáticos. A criação de um material de apoio para os autores em conjunto com a extensão do conhecimento na plataforma web é uma maneira de aprimorar e fomentar a escrita de documentos científicos dentro e fora das universidades.
RAFAEL
RAMPIM
SORATTO
ra.fa4000@hotmail.com
Aluno de Bacharelado em Ciência da Computação.
Marco
Aurélio
Graciotto Silva
magsilva@gmail.com
Professor de Bacharelado em Ciência da Computação.
Adilandri
Mércio