Alternativas à diversificação da agricultura do Sudoeste do Paraná

Vem sendo pautada pelas cooperativas, sindicatos e órgãos públicos a necessidade da diversificação da produção da região Sudoeste do Paraná, não há estudos que  subsidiem estes agentes quanto à real viabilidade econômica destas alternativas, inclusive para inserção nos mercados locais, não há ações articuladas que visem apoiar a diversificação. Então este projeto busca desenvolver estudos para disponibilizar informações e subsidiar os agentes públicos e privados acerca das alternativas à diversificação da agricultura regional.Alface é uma hortaliça folhosa da família asteraceae, originária do leste Mediterrâneo, com grande aceitação de mercado no mundo todo. Este trabalho tem objetivo conhecer a estrutura da cadeia produtiva da alface no Sudoeste do Paraná. O estudo foi desenvolvido através do levantamento de dados secundários nos sites do IBGE, FAO e Comexstat, e dados primários, obtidos à campo através de entrevistas.Na região sudoeste do Paraná, Francisco Beltrão destaca-se na produção, assim como em outras hortaliças. Para a obtenção dos dados secundários entrevistamos olericultores, feirantes, estabelecimentos comerciais e secretaria de agricultura de Dois vizinhos, a partir disso verificou-se que a produção de hortaliças é realizada por pequenos produtores, utilizando principalmente a força de trabalho familiar, comercializam em redes de supermercados regionais, feiras e mercados institucionais (PNAE).
CRISTINA
VENANCIO PEREIRA
cristina2000pereira@hotmail.com
Cristina Venâncio Pereira, graduanda em agronomia, bolsista de extenção, técnica em agropecuária.Sidemar Presotto Nunes, Dr em meio ambiente e desenvolvimento, professor de sociologia rural e associativismo e cooperativismo e legislação agrária na UTFPR