Desenvolvimento de um robô inclusivo e educativo de baixo custo baseado no conceito STEAM

No Brasil, mais de 50 milhões de pessoas são analfabetas ou possuem aprendizado inadequado em português e matemática. Pesquisadores da área de neurociências tem apontado melhorias na aprendizagem de crianças através de intervenções educacionais inovadoras, que incluem, entre outras, os robôs educativos. Infelizmente, para a maioria da população brasileira, o acesso a este tipo de recurso pedagógico torna-se inviável devido aos altos investimentos e à falta de computadores para programação. Assim, este projeto tem como objetivo desenvolver um robô educativo sustentável, de baixo custo, atrelado ao conceito de STEAM, que não precise de programação e que possa ser construído e utilizado por escolas de todos os orçamentos. Com base nos requisitos definidos foi desenvolvido um robô baseado na plataforma Arduino, que utiliza manufatura aditiva e elementos artesanais, além de componentes eletrônicos de baixo custo. Visando a educação inclusiva de crianças com deficiência visual, foram desenvolvidas etiquetas em braile e sinais sonoros para cada botão de controle. Através deste projeto foi possível constatar que iniciativas que proponham tornar acessível a robótica educacional a uma maior parcela da população, incluindo portadores de necessidades especiais, podem ser viáveis e factíveis desde que projetadas com requisitos corretamente levantados e cronograma atentamente observado.
Luís
Henrique Beltrão
Santana
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil