ID:
7454
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/83832948413?pwd=MEJXV05JL2t3eEF3ZG0vRHU0Nm5Wdz09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/a9ffce93-12fc-4a92-a874-3bdb43964dae
Resumo:
No Brasil, mais de 50 milhões de pessoas são analfabetas ou possuem aprendizado inadequado em português e matemática. Pesquisadores da área de neurociências tem apontado melhorias na aprendizagem de crianças através de intervenções educacionais inovadoras, que incluem, entre outras, os robôs educativos. Infelizmente, para a maioria da população brasileira, o acesso a este tipo de recurso pedagógico torna-se inviável devido aos altos investimentos e à falta de computadores para programação. Assim, este projeto tem como objetivo desenvolver um robô educativo sustentável, de baixo custo, atrelado ao conceito de STEAM, que não precise de programação e que possa ser construído e utilizado por escolas de todos os orçamentos. Com base nos requisitos definidos foi desenvolvido um robô baseado na plataforma Arduino, que utiliza manufatura aditiva e elementos artesanais, além de componentes eletrônicos de baixo custo. Visando a educação inclusiva de crianças com deficiência visual, foram desenvolvidas etiquetas em braile e sinais sonoros para cada botão de controle. Através deste projeto foi possível constatar que iniciativas que proponham tornar acessível a robótica educacional a uma maior parcela da população, incluindo portadores de necessidades especiais, podem ser viáveis e factíveis desde que projetadas com requisitos corretamente levantados e cronograma atentamente observado.
Autor(es):
Luís
Henrique Beltrão
Santana
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
luis.2012@alunos.utfpr.edu.br
Grupo de Estudos em Engenharia, Neurociências e Sistemas Bioinspirados (GENeSis), Curitiba, Paraná, Brasil
Mariana
Antonia
Aguiar-Furucho
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
marianafurucho@utfpr.edu.br
Grupo de Estudos em Engenharia, Neurociências e Sistemas Bioinspirados (GENeSis), Curitiba, Paraná, Brasil
Rogerio
Akira
Furucho
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
rogerio.akira@ifsp.edu.br
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Grupo de Estudos em Engenharia, Neurociências e Sistemas Bioinspirados (GENeSis), São Paulo, São Paulo, Brasil
Marcelo
Fernandes
da Costa
Universidade de São Paulo
costamf@usp.br
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (NEC), São Paulo, São Paulo, Brasil
Modalidade:
Educação
Data:
26/11/2020
Hora:
14:30
mencao_honrosa:
Sim