Este trabalho apresenta os resultados de uma ação de extensão vinculada ao projeto “Formação continuada de professores do ensino fundamental I: aspectos teóricos e práticos”, o qual objetiva contribuir com a formação e a prática pedagógica de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, oferecendo-lhes subsídios teórico-práticos e sugestões para o trabalho com tópicos de conteúdo dessa etapa da escolarização básica. Nessa ação de extensão em particular foi desenvolvido entre os meses de abril e novembro de 2019 um curso voltado ao ensino de matemática, no qual foram abordados os tópicos de conteúdos presentes no planejamento municipal para a disciplina de matemática dos cinco primeiros anos do ensino fundamental e que os professores, em um levantamento inicial sobre suas necessidades formativas, revelaram ter mais dificuldades. Ao longo do curso, foi possível observar mudanças no comportamento e na aprendizagem dos professores, os quais compreenderam a importância do domínio do conhecimento específico e de sua articulação com os saberes pedagógicos para o ensino de matemática no ensino fundamental. Consideramos que esse projeto atingiu seu objetivo, contribuindo com a formação e a prática pedagógica dos professores de Matemática do ensino fundamental I e, indiretamente, com a aprendizagem dos estudantes dessa etapa da escolarização.
JOSE
ROBERTO DE JESUS DA