LtSat - Pequenos satélites (2019-2020)

Tecnologias aeroespaciais estão comumente presente na vida das pessoas atualmente. Sistemas de posicionamento global e sistemas de telecomunicações permitem que as pessoas cheguem aos seus destinos e se comuniquem de forma eficiente e econômica. Ainda assim, o acesso a formação nas áreas de conhecimento aeroespacial ainda é escasso em nossa comunidade. Este trabalho apresenta a metodologia adotada por um grupo de estudantes que fazem parte de uma equipe de competição universitária na área de desenvolvimento de pequenos satélites e desta forma conseguiram ter contato prático com desenvolvimento acadêmico de sistemas aeroespaciais. O trabalho mostra as atividades desenvolvidas pela equipe LtSat entre meados de 2019 e o primeiro semestre de 2020. Apresenta uma breve descrição da sua organização, o foco na competição acadêmica CanSat Competition e discute como CanSats podem ser utilizados como ferramentas didáticas, trabalhando o aprendizado da engenhara de forma lúdica e concreta, além de relatar como a participação nas competições da área propiciam experiencias validas para os estudantes.
Arthur Hiroyuki Cavequia
Takahashi