ID:
7619
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/84485587641?pwd=RGJYa3Jaa1hzdHIrK1NralBXMTU4dz09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/b3cb1761-f293-43bc-ac5d-afb56fb4f221
Resumo:
Este artigo apresenta o estudo e desenvolvimento teórico da proteção do CVT (Continuous Variable Transmission) de um veículo Baja em material compósito, com o objetivo de diminuir o peso do carro e ao mesmo tempo garantir que suas propriedades mecânicas não sejam alteradas. Para isso, foi consultado o regulamento SAE Brasil, além de terem sidos realizados ensaios de impacto com a fase reforço de fibra de carbono, fibra de vidro e híbrido com matriz de resina epóxi, e por último uma análise no software Ansys da transferência de calor do CVT para a capa em três diferentes proteções: fibra de carbono, fibra de vidro e aço 1020, sendo o último utilizado atualmente pela equipe para compor a capa do CVT. Com esses estudos, foi possível compreender que tanto a fibra de carbono quanto a fibra de vidro podem substituir o aço 1020 referente a resistência ao impacto. Porém em relação ao desempenho térmico, a fibra de vidro se mostra superior, apesar disso, ainda há a necessidade da utilização de um sistema de arrefecimento de ar.
Autor(es):
ANA
FLAVIA
REKSUA
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
ana.reksua42@gmail.com
ROGER
NAVARRO
VERASTEGUI
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
rogerverastegui@utfpr.edu.br
LARA
THAIS
KRAUSE
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
laratkrause@gmail.com
VIRGINIA
SESCATTO
GUSSO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
virginiagusso@alunos.utfpr.edu.br
Modalidade:
Tecnologia e Produção
Data:
26/11/2020
Hora:
14:30