Uma avaliação do broker mosquitto no contexto de internet das coisas

O paradigma de Internet das Coisas permite a qualquer objeto enviar e receber mensagens através da Internet. São diversos os protocolos, padrões e ferramentas envolvidas. Algumas ferramentas requerem assinatura de um plano mensal para permitir o acesso as funções mais avançadas. No presente trabalho será apresentado uma avaliação do broker Mosquitto, de código aberto e gratuito, visando a sua adoção nos projetos de IoT do câmpus Toledo. Será apresentado o protocolo MQTT e seu funcionamento dentro do broker e a integração do Mosquitto com a rede LoRaWAN, presente no câmpus
JOSE EDUARDO DE
SOUZA
jedu.souza1@gmail.com
Possui Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Avançado Goioerê (2018). Tem experiência em atividades relacionadas à computação atuando principalmente nas seguintes áreas: Manutenção de Computadores, Programação Web e Desenvolvimento Móvel. Atualmente cursa Engenharia de Computação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Toledo, Bolsista PROREC.
Edson Tavares de
Camargo
edson@utfpr.edu.br
É Bacharel em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004). Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), na área de Automação e Sistemas. Doutor em Computação (2017) pela Universidade Federal do Paraná. Possui experiência em análise e desenvolvimento de sistemas. Atualmente, é professor associado na Universidade Tecnológica Federal do PR (UTFPR - câmpus Toledo), onde é professor efetivo desde 2009. Também é instrutor da Academia Cisco. Sua área de pesquisa inclui Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Processamento Paralelo e Tolerância a Falhas. É também professor e orientador no mestrado em Ciência da Computação na Universidade Estadual do Paraná. Vice-coordenador da Comissão Especial de Tolerância a Falhas da Sociedade Brasileira de Computação. Coordena projeto de extensão, pesquisa e inovação tecnológica sobre Internet das Coisas.
Fabio Alexandre
Spanhol
faspanhol@gmail.com
Doutor em Ciência da Computação (Universidade Federal do Paraná - UFPR, 20018), Mestre em Ciência da Computação (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 2002), Bacharel em Informática (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, 1999). Foi desenvolvedor de software e analista de sistemas na Diretoria de Informática da Reitoria/Unioeste (2000-2003) e no Alvaro, Centro de Análises e Pesquisas Clínicas (2003-2009). Mais de vinte anos de experiência no magistério, tendo atuado no técnico profissionalizante, pós-médio, graduação e pós-graduação. Desde 2009 professor efetivo da UTFPR/campus Toledo. Atualmente trabalha com aprendizado de máquina, pesquisando reconhecimento de padrões focado em aprendizado profundo com redes neurais convolucionais para classificar imagens histopatológicas de câncer de mama.
Alvaro Ricieri Castro e
Souza
alvarosouza@utfpr.edu.br
Possui graduação (2011) e Mestrado (2013) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina, e Doutorado em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2018). Foi professor na Universaide Anhembi Morumbi (SP) entre 2017 e 2019, e desde 2019 é Professor do MAgistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Toledo, no curso de Engenharia de Computação (COENC), onde leciona as disciplinas de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes, atuando principalmente nos seguintes temas: detecção multiusuário em redes cdma, sistemas celulares de quarta geração (4G) com ênfase em sistemas OFDMA, redes cooperativas, alocação de recursos com ênfase em eficiência energética, redes de computadores e redes para IoT, com ênfase em LoRaWAN.
Tecnologia e Produção
26/11/2020