ID:
7483
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/84485587641?pwd=RGJYa3Jaa1hzdHIrK1NralBXMTU4dz09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/1cd33489-d596-46de-bace-639b1c197afe
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia utilizada em uma área de chassi de uma equipe de Fórmula SAE Elétrico, que demonstra os principais procedimentos para o projeto de um chassi tubular. Os objetivos são a redução de peso, a facilidade de adequação com os demais subsistemas e a alta rigidez. Nele será possível entender quais os principais inputs para modelar e dimensionar um projeto de chassi, sua ligação com o regulamento da competição SAE, abordando a importância da ergonomia do piloto, a otimização de espaço e a adequação de posicionamentos dos demais subsistemas. Além disso, é relatado as decisões e resultados obtidos, como, materiais a serem utilizados, tipos de tubos com suas espessuras e validação estrutural da rigidez torcional do chassi utilizando método dos elementos finitos.
Autor(es):
EDUARDO
AUGUSTO LOHMANN
DALO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
eduardo.augusto-13@outlook.com
FREDERIC
CONRAD
JANZEN
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
fcjanzen@utfpr.edu.br
JADER
TAVARES
LIMA
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
jadertlima@gmail.com
Modalidade:
Tecnologia e Produção
Data:
26/11/2020
Hora:
13:30