Comparação de materiais genéticos de Eucalyptus com alta produtividade no Sudoeste do Paraná – Brasil

A grande maioria das áreas ocupadas por plantios florestais no Brasil é composta pelo gênero Eucalyptus e, para o sucesso dessa atividade é necessário estudos quanto a adaptação e desenvolvimento dos diferentes materiais genéticos em cada sítio florestal. O objetivo desse trabalho foi comparar o desempenho silvicultural de cinco espécies potenciais para a região Sudoeste do Paraná, as espécies são: E. urophylla, E. pellita, e os clones GFMO27, I224, e H13. Para o estudo, foi realizado um inventário florestal do tipo censo aos 5 anos de idade. Através dos dados obtidos foram comparadas as variáveis: número de árvores/ha, DAP, altura,sobrevivência, volume por hectare e individual e incremento médio anual (IMA), com os dados sendo processados através de análise devariância e teste de Tukey a 1% de significância para as médias de DAP (cm), altura (m) e volume (m³) individuais. O clone H13 apresentou o melhor desempenho em todas as variáveis de produtividade. Os clones GFMO27 e I224 apesar de menos produtivo que o H13, apresentaram também bons resultados. O E. urophyllateve sua produtividade afetada pela alta mortalidade. O E. pellita teve bons resultados de sobrevivência, porém, acompanhado de baixa produtividade.
Andréia da Silva
Broncowiski