Análise do comportamento térmico do concreto com adição de nanopartículas

ID: 
7636
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/88153780691?pwd=Q2l6YTZuS0VKbTJZNDRzK21KY090QT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/93f7fadb-5c5a-4333-b654-bb6f60fe33f3
Resumo: 
Quando partículas de compostos que se distinguem por determinadas propriedades são adicionadas ao cimento, é possível dar a este novas e atípicas características, como melhor condutividade térmica. Os caráteres adquiridos com estes compostos são mais pronunciados quando em escala nanométrica, pois é maximizada a superfície de contato e interação com o cimento. No entanto, a maneira como a adição destes altera os aspectos originais do cimento, bem como a forma com que a concentração afeta a expressão dos melhoramentos requerem investigação. Este trabalho detalha as diferenças de comportamento térmico e elétrico entre amostras de cimento com acréscimo de cobre e grafite, em concentrações variáveis. Como uma terceira alternativa, o óxido de grafeno foi sintetizado pelo método de Hummers. Os dados foram obtidos acoplando as amostras a um circuito elétrico e medindo a elevação da temperatura ao longo do tempo com o auxílio de uma câmera térmica. Apesar de, em alta concentração, ambos os compostos terem permitido a condução de corrente elétrica, notou-se uma diferença clara na temperatura média e na distribuição de temperatura nas amostras. Esse fenômeno é mais facilmente compreendido quando contabilizada a grande diferença de condutividade térmica entre os dois elementos.  
Autor(es): 
Gabriel
Ximenes
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa
ximenes@alunos.utfpr.edu.br
Voluntário de Iniciação Científica. Atualmente cursando o 3° período em Engenharia Química.
Vinícius Mariani
Lenart
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa
vmlenart@gmail.com
Pós-doutorando no Departamento Acadêmico de Física, na área de física da matéria condensada. Atualmente interessado em propriedades fototérmica, sínteses de nanomateriais, manufatura aditiva e automação de técnicas de medição.
Rozane de Fátima Turchiello
Gomez
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa
turchiel@utfpr.edu.br
Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa (UTFPR). Atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM-UTFPR). Possui experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada.
José Carlos Alves
Galvão
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa
galvao@utfpr.edu.br
Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Revisor de periódico da Construction & Building Materials e da Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil.
Sergio Leonardo
Goméz
Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná
sgomez@uepg.br
Professor Associado no Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta do Grossa (UEPG) e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos (INCT-FCx). Atua na área de Física, com ênfase em Propriedades Fototérmicas de Fluidos Complexos.
Modalidade: 
Química e Materiais
Data: 
24/11/2020
Hora: 
22:00
mencao_honrosa: 
Sim