ID:
7580
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/88153780691?pwd=Q2l6YTZuS0VKbTJZNDRzK21KY090QT09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/6a2d09b5-a4da-40a4-8c78-0cf216d588a0
Resumo:
O crescimento econômico que gera a expansão das cidades, aliado a falta de planejamento urbano eficaz provoca o estrangulamento em vários setores notadamente no tráfego de veículos. É função da engenharia detectar os pontos críticos do sistema viário e propor ações para sanar os problemas levando em conta aspectos técnicos e econômicos. A utilização de microssimulação vem tomando grande destaque devido a facilidade de uso, disponibilidade de softwares gratuitos e da eficácia nos resultados. Nesse estudo, foi utilizada a ferramenta Simulation of Urban Mobility (SUMO), para realização de uma simulação de tráfego em horários de pico, a partir de contagem manual de veículos, analisando o trevo da Guarani, localizado no município de Pato Branco-PR. As conclusões apontam para a necessidade de uma reestruturação da interseção, reduzindo o tempo de espera e, consequentemente, os congestionamentos. Nesse sentido, uma solução pode ser a formatação do traçado da via, buscando minimizar os pontos de conflito, dando mais fluidez e segurança aos usuários. Cabe lembrar que um novo traçado deve ser acompanhado de um bom projeto de sinalização.
Autor(es):
Camila
Grosbelli
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
camilagrosbelli@alunos.utfpr.edu.br
Carolina de
Araújo
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
carolinaaraujo@alunos.utfpr.edu.br
Danilo
Bisconsini
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
danilorbisconsini@usp.br
Jaqueline
Sartori
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
sartorij@alunos.utfpr.edu.br
Ney
Lyzandro
Tabalipa
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
ntabalipa@gmail.com
Modalidade:
Engenharia Civil
Data:
24/11/2020
Hora:
21:00