Projeto Biotecnologia nas Escolas Públicas no município de Toledo

Os projetos de extensão nas universidades corroboram na formação de profissionais comprometidos com a comunidade onde vivem e que utilizam de seus conhecimentos para promover melhorias na sociedade. Nesse contexto, o projeto de extensão Biotecnologia nas Escolas Públicas, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Toledo, foi criado com objetivo de democratizar e inserir o conhecimento científico nas escolas públicas, utilizando-se de abordagens teóricas e experimentais da Biotecnologia e Bioprocessos. Primeiramente, o projeto restringiu-se a um único colégio, o do Jardim Porto Alegre. Neste, faz-se pesquisa sobre diversas áreas de estudo, de acordo com o interesse e curiosidade de cada aluno e os melhores trabalhos concorrem em feiras científicas. Para auxilia-los em seus objetivos, realizou-se orientações, sugestões de artigos e revistas científicas, correção de trabalhos escritos, tratamento de dados e pré-bancas para avaliar a comunicação dos alunos. O modelo pré-bancas consistiu em avaliá-los quanto a suas apresentações e mostrar quais pontos precisavam ser melhorados no discurso. Desenvolveu-se apostila com atividades práticas laboratoriais, de materiais e metodologias simples, de baixo custo e fácil reprodução. Com o clube de ciências foi observado que o rendimento escolar dos alunos melhora e o índice de reprovação reduz.
Letícia Beatriz Silva
Aranha