Análise de Questões de Levantamento de Conhecimentos Prévios propostas por licenciandos em Química

O grande desafio de docentes em suas aulas de Química talvez seja a difícil tarefa de transformar os problemas teóricos em situações reais vividas por seus alunos. Como também a optar por metodologias com foco em obter resultados satisfatórios em vestibulares, acaba tornando sem nexo a interiorização do conhecimento. Para que mudanças aconteçam nesse cenário da sala de aula, é imprescindível buscar transformá-la em ambiente de estimulação dos/as alunos/as o hábito de formular perguntas, possibilitando-os/as, exporem seus conhecimentos prévios, nos quais ampliam-se o diálogo e a relação docente/discente no processo de formação do sujeito mais ativo. Estes conceitos prévios, podendo ser corretos ou incorretos, são adquiridos pelos/as estudantes ao longo de sua vida por meio de sua interação com a sociedade e com a escola que tem seu papel fundamental no embasamento dos/as estudantes para a assimilação de novos conhecimentos. Nesse contexto, este trabalho tem por proposito apresentar os resultados das análises das questões de levantamentos prévios elaborados por estudantes do curso de Licenciatura em Química. De acordo com os resultados, defendemos a importância do exercício de elaboração de perguntas, pois os/as licenciandos/as devem ser desafiados/as durante a graduação a superar o sistema cópia/repetição que é tão criticado.
Vinicius
Augusto Melo