Avaliação de sementes de dois genótipos de Lagenaria siceraria (Mol.) Standl

O presente trabalho buscou avaliar a qualidade fisiológica de dois genótipos de sementes de porongo e verificar qual o genótipo apresenta maior potencial fisiológico. O experimento foi realizado em câmara de crescimento vegetal no laboratório de Fisiologia Vegetal e no laboratório didático de análise de sementes da UTFPR, campus em Dois Vizinhos - Paraná. Os testes realizados foram umidade, peso de mil sementes e Teste de Germinação em bandeja (germinação (G), índice de velocidade de germinação (IVG), velocidade média de germinação (VMG) e coeficiente de uniformidade da germinação (CUG)). A semeadura foi realizada em bandejas plásticas contendo latossolo vermelho aluminoférrico com textura argilosa. Após a semeadura, as bandejas foram mantidas durante 14 dias em câmara de crescimento vegetal à 25º C com fotoperíodo de 12 horas. Os resultados foram expressos em porcentagem de plântulas normais emergidas aos 14 dias. Os dados foram tabulados e submetidos ao Teste de Normalidade de Lilliefors. Sendo confirmados os pressupostos dos modelos estatísticos, foram submetidos à ANOVA pelo teste de análise de variância. Houve significância, então submeteu-se ao teste de Tukey, com auxílio do software Genes. As sementes apresentaram boa qualidade fisiológica, sendo o genótipo casco alongado o que apresentou melhores índices de germinação.
Ilana
Niqueli