Otimização e validação quantitativa de uma metodologia para identificação e quantificação de compostos fenólicos presentes nas folhas da Moringa oleífera utilizando CLAE

ID: 
7238
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/81020187629?pwd=VnArNnBweUQ3SlBRV20xUFBBZnpEQT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/e1ac2009-826b-4d95-97e4-3a761bde276c
Resumo: 
O presente estudo teve como principal objetivo a realização da otimização e validação quantitativa de uma metodologia para separação dos principais marcadores químicos (ácido cafeoilquínico, ácido cafeico, rutina, isoquercetina e astragalina) encontrados nas folhas da Moringa oleífera, por meio da técnica de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Após a otimização da metodologia foram avaliados os efeitos do estádio de maturação e dos fatores sazonais nos teores desses compostos em plantas cultivadas nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Bahia. Os resultados obtidos para os parâmetros de validação, linearidades e os limites de detecção (LD) e quantificação (LQ), apresentaram resultados satisfatórios (R2 ≅ 0,99, LD variando de 0,004 a 0,740 e LQ de 0,012 a 2,467).  Por meio dos ensaios realizados, foi possível constatar diferenças significativas nos teores encontrados para esses fenólicos, em decorrência das regiões de cultivo e estações do ano em que a colheita foi realizada. A região sul foi aquela com maior influência positiva para os teores de ácido cafeoilquínico, ácido cafeico e astragalina e a região nordeste, juntamente com a estação do ano verão apresentou os tratamentos mais influentes para os teores de isoquercetina. Para a rutina, nenhum tratamento apresentou diferença mínima significativa.
Autor(es): 
Luiz
Henrique
Pizone
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil.
luizpizone@alunos.utfpr.edu.br
Acadêmico do 7º período do curso de Química da UTFPR - Pato Branco.
Tatiane
Luiza
Oldoni
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil.
tatianeoldoni@utfpr.edu.br
Doutora pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura e no Ambiente - CENA/USP (2011). Possui graduação em Tecnologia em Química Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2003). Concluiu em 2007 mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP.
Cíntia
Lafay
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil.
cintiabbatista@gmail.com
Possui graduação em Química Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Química Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é técnica de laboratório Central de Análises da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Tem Mestrado e Doutorado na área de Agronomia pela UTFPR.
Suelen
dos Santos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil.
suhellen1105@gmail.com
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco(2018).
Modalidade: 
Química e Materiais
Data: 
25/11/2020
Hora: 
08:00