Obtenção de poliuretanas para revestimentos de implantes

As poliuretanas são uma das classes de polímeros mais estudadas mundialmente, apresentando diversas possibilidades de aplicações, inclusive na área médica eodontológica. Outro material com grande potencial de aplicação nesta área é o grafeno, principalmente devido sua alta biocompatibilidade e bioestabilidade. Assim, nestetrabalhou buscou-se realizar a obtenção de filmes híbridos de polihidroxiuretana formadospelo uso de um aminosilano e um tris-ciclo carbonato, contendo grafeno e depositados sobsubstratos de poli-éter-éter-cetona impressos por manufatura aditiva para possíveisaplicações como revestimentos de implantes. A caracterização dos filmes foi feita por meiode teste de ângulo de contato e de biocompatibilidade com células similares a osteoblastos.Os filmes produzidos ficaram, em sua maioria, lisos e uniformes. No entanto, em algunscasos verificou-se deposição de grafeno em diferentes regiões dos filmes. De forma geral, os filmes apresentaram características levemente hidrofílicas e boa biocompatibilidade, permitindo assim classificar este compósito como um candidato para aplicações comimplantes. No entanto, é importante destacar que outros testes de caracterização ainda sãonecessários, como de resistência a microrganismos infecciosos.
MATHEUS
BELCHIOR