Astronomia e educação

O projeto Astronomia e Educação oferece aos estudantes a oportunidade de participar de atividades ligadas ao ensino e divulgação em Astronomia. O projeto compreende um conjunto de ações para apoiar e divulgar a Astronomia, que deve, na medida do possível, ser vivenciada de forma prática e concreta, através de atividades que se insiram como complementação extracurricular. Dentre os objetivos que se apresentam nesta perspectiva estão: consolidar e expandir conhecimento científico na comunidade de Guarapuava", contribuir para a melhoria no aprendizado científico do aluno, promover horários de observação noturnos, disponibilizar material didático das palestras e oficinas práticas contendo conceitos teóricos adequados ao nível de formação do aluno. Estas atividades foram: observações noturnas com telescópios, como uma forma de diminuir a distância entre o aluno e a Astronomia. Foram realizadas observações em vários espaços educacionais, além da universidade, palestras e exposições. Com isso pretendeu-se estimular e despertar nos alunos, tanto universitários como do ensino fundamental e médio, vocações científicas e proporcionar um aumento no interesse em Astronomia. Pelo envolvimento na elaboração de atividades do projeto, espera-se instigar o aluno a expandir seus horizontes de conhecimento, além de trazer resultados positivos formativos para a comunidade escolar.
Pedro
Arthur