Intervenção colaborativa ao discente através do Método das Diferenças Finitas

ID: 
6814
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/81313764966?pwd=RDU4Z2U3T1VkNDBBZSt6RUloYTh1Zz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/c75a8b84-b3c6-406f-a18c-e67d63dfe450
Resumo: 
A matemática é muitas vezes mal vista pelos alunos do ensino fundamental e médio, devido a dificuldade e abstração dos conteúdos que são apresentados com pouca ou nenhuma aplicação prática. O trabalho apresentado tem como objetivo demonstrar aos discentes de colégios públicos da cidade de Campo Mourão uma aplicação matemática para casos da engenharia utilizando algum método numérico. A ideia era demonstrar matematicamente de forma simples e didática a solução de um problema de temperatura num disco com o uso do Método das Diferenças Finitas aplicado em coordenadas polares e depois utilizar o auxílio de um software computacional para mostrar as soluções do problema desenvolvido. Com o aparecimento da pandemia, a demonstração prática do trabalho nas escolas não foi realizada devido a paralização das aulas e ao distanciamento social. No entanto, a ideia de demonstrar aplicações da teoria aumenta o interesse dos alunos, que deixam de enxergar a matemática de forma simplesmente teórica e abstrata.
Autor(es): 
ANDRE
CHIULLO DOS SANTOS
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil
andrechiullo@hotmail.com
ADILANDRI
MÉRCIO LOBEIRO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil
alobeiro@gmail.com
Modalidade: 
Educação
Data: 
24/11/2020
Hora: 
21:00