ID:
6498
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/81313764966?pwd=RDU4Z2U3T1VkNDBBZSt6RUloYTh1Zz09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/6cb45282-36e8-4717-b886-cfb17e078c0b
Resumo:
O presente trabalho trata dos processos de análise, produção e utilização de materiais didáticos para o ensino de Inglês na Educação Básica. O objetivo do estudo é entender como esses processos acontecem sob a perspectiva da Abordagem Comunicativa (AC) e intercultural, e de que maneira os professores em formação inicial podem se apropriar dos materiais didáticos como ferramentas para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem de inglês em sala de aula. A maioria das escolas da rede básica de ensino adotam livros didáticos, porém a qualidade da apropriação dos conteúdos por meio do uso do livro depende dos critérios de análise, produção e utilização do material pelos professores. Baseado nas teorias da Linguística Aplicada, o trabalho relacionou os conceitos teóricos ao processo efetivo de uso do material em sala de aula. A metodologia da pesquisa é qualitativa e interpretativista, na qual busca-se entender o processo de elaboração de materiais didáticos sob a perspectiva da Abordagem Comunicativa e Intercultural. Conclui-se, a partir da discussão sobre a atividade produzida pelos alunos do projeto, que novas práticas pedagógicas podem ser aprimoradas para um ensino intercultural, visando uma formação mais crítica e contextualizada dos alunos, das escolas e dos professores em formação inicial.
Autor(es):
Marcele
Garbin Dagios
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
marceledagios@utfpr.edu.br
VANESSA
DE ANDRADE
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
vanessa_andradde@hotmail.com
Modalidade:
Educação
Data:
24/11/2020
Hora:
19:00