Extensão como processo formativo: soft e hard skills na Comissão de Resíduos Sólidos

A Extensão Universitária pode promover o desenvolvimento de diversas habilidades interpessoais nos alunos envolvidos. Desde 2012 a Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UTFPR Câmpus Londrina (CGRS) já oportunizou a mais de 50 estudantes, aqui denominados de “estagiários”, vagas para a vivência em estágios e a participação em projetos de Extensão. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise de conteúdo dos dois primeiros vídeos da ação denominada de “Extagiários em foco”, que se baseia na produção de um material audiovisual para divulgar, por meio das redes sociais da CGRS, o relato de ex-estagiários quanto às suas experiências, vivências, desenvolvimento interpessoal e intrapessoal (soft skills e hard skills) durante sua participação junto à CGRS. A metodologia aplicada para a realização da análise de conteúdo dos vídeos foi baseada em Bardin. Identificou-se que habilidades como responsabilidade, comprometimento, dedicação, superação de desafios foram desenvolvidas pelos estudantes vinculados à CGRS, assim como habilidades técnicas, as quais foram cruciais para a conquista do posto de trabalho que hoje ocupam e o caminho profissional que trilham os entrevistados.
Thiago
Moreschi