Oficina online para crianças como estratégia de Educação Ambiental

Em tempos de Pandemia da COVID-19, a Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UTFPR-LD (CGRS) buscou desenvolver estratégias para orientação e sensibilização da comunidade externa quanto à Coleta Seletiva Solidária. Neste trabalho será relatada como foi realizada a abordagem com o público infantil, por meio de uma Oficina online de confecção de fantoche com materiais recicláveis e contação de história. Inicialmente foram elaboradas imagens para divulgação da Oficina nas redes sociais da CGRS e orientação para as inscrições. A Oficina foi realizada no dia 6 de junho e foi ministrada pelos integrantes da CGRS via Google Meet®. Criou-se uma história, com seis personagens, envolvendo o personagem “Caco” e os macacos fantoche que foram confeccionados na Oficina. Um formulário foi enviado aos responsáveis pelas crianças inscritas para que a atividade fosse avaliada. A Oficina mostrou-se uma interessante estratégia de Educação Ambiental para realização neste momento de Pandemia, em que o distanciamento social é recomendado. Além da mensagem repassada, associada às questões ambientais, ficou evidente a possibilidade do reuso de resíduos recicláveis antes do descarte. Além disso, a atividade consistiu numa forma de entretenimento e diversão para as crianças, muitas delas impactadas psicologicamente pelas restrições impostas pela Pandemia.
Isabella
Zanatta