Drenagem Urbana - cálculos e estimativas através do Modelo Soil Conservation Service (SCS).

Com o aumento da urbanização, o solo vem ficando cada dia mais impermeavél, trazendo problemas para as cidades que apresentam falhas em sua rede de drenagem, que é desde a captação da água até o seu escoamento. O sistema de drenagem urbano é composto pelos pavimentos das ruas, sarjetas, bocas de lobo, galerias de drenagem e sistemas de detenção e infiltração no pavimento. Quando o planejamento urbano apresenta uma falha, a impermeabilização das áreas de escoamento começa a ter sérios problemas. O método utilizado, Soil Conservation Service (SCS), é um dos mais populares métodos de transformação chuva-vazão utilizados no meio técnico nacional devido a sua simplicidade, facilidade e qualidade dos resultados fornecidos. O estudo da vazão tem relação direta com o comportamento de uma bacia, seus rios e afluentes e se torna um aliado na gestão de recursos hídricos, seja este recurso utilizado para o abastecimento público quanto para a geração de energia.
NATHALIA
BORDON PIRONATO
SIA
nathaliasia@alunos.utfpr.edu.br
Graduanda em Engenharia Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Campo Mourão.
Julia
Castro da Silva
juliacastrosva@gmail.com
Eudes
José Arantes
eudesarantes@utfpr.edu.br
Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia (Hidráulica e Saneamento). Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Campo Mourão.
26/11/2020