Assessoramento de hortas comunitárias na utilização de produtos de compostagem de resíduos agroindustriais

Atualmente as atividades produtoras, geram uma quantidade grande de resíduos orgânicos, que em sua maioridade, são desperdiçados, mas que poderiam ser utilizados de forma benéfica em inúmeras aplicações no setor produtivo da agricultura. O projeto tem como objetivo utilizar de resíduos agroindustriais como estimuladores na biodegradação em resíduos de poda, provenientes da limpeza urbana, a fim de permitir que comunidades carentes possam utilizar desse recurso para produção e aplicação própria. A primeira etapa do projeto ocupou-se de aplicar os substratos produzidos no campus da universidade em uma Horta Comunitária e analisar os resultados obtidos. Numa segunda etapa, foram fornecidos treinamentos aos colaboradores da horta, de maneira que eles pudessem produzir o próprio substrato, garantindo a perpetuação do trabalho realizado. Nesta terceira etapa, desenvolveu-se um site de divulgação para permitir a participação ativa da comunidade externa, e alavancar o projeto para as demais hortas comunitárias de Londrina. Portanto, após a conclusão de mais uma etapa do projeto, foi possível ampliar o alcance, garantindo que informações relevantes no meio de produção das hortas cheguem a mais pessoas, mobilizando-as a contribuírem com este projeto.
LATIF
DE FARIA