Aplicando as PANC na panificação como renda alternativa para pequenos produtores

O Projeto Onças PANC em parceria com Projeto Onças do Iguaçu têm como objetivo principal desenvolver pesquisas e apresentar as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) aos proprietários e produtores rurais limítrofes ao Parque Nacional do Iguaçu(PNI) os quais foram selecionados pelo Projeto Onças do Iguaçu e nomeados propriedades modelo, levando também a eles receitas de produtos na área da panificação utilizando as PANC, podendo assim se desejado gerar uma renda alternativa aos mesmos. Para que essas informações e receitas sejam levadas e transmitidas ao público alvo, foram realizadas oficinas e encontros informais, obtendo assim uma troca de conhecimento, em que os produtores trouxeram dúvidas e novas PANC presentes em suas propriedades e o projeto, representado pela sua equipe executora, levou conhecimentos laboratoriais e aplicações dessas PANC, com uma visão geral de melhoria na alimentação, aproveitamento consciente e preservação da mata atlântica. Foram selecionados alguns exemplos de PANC mais comuns na região. O Coração de Bananeira (Musa paradisíaca), foi processado em farinha e aplicado em biscoitos, e as PANC Peixinho da Horta (Stachys byzantina) e Ora-pro--nóbis (Pereskia aculeata) foram aplicados em pães.
Letícia
Oliveira