Plantabilidade e produtividade de milho sob métodos de manejo de palhada e mecanismos sulcadores

O presente trabalho teve como objetivo avaliar parâmetros de plantabilidade e produtividade de milho sob métodos de manejo de palhada e mecanismos sulcadores. O experimento foi conduzido no delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos pela combinação entre três manejos de palha de aveia preta (triturada, rolada e dessecada) e dois sulcadores de adubo (haste e disco duplo). Foram avaliados a quantidade de matéria seca, assim como a profundidade de sulco e de deposição das sementes, área de solo mobilizada, população final de plantas e produtividade. O manejo triturado proporciona melhores condições de plantabilidade, pois a palha fragmentada facilita a operação de corte por parte da semeadora, mas por outro lado apresenta redução significativa de palha na superfície, o que pode favorecer a incidência de daninhas em pós-emergência. O sulcador tipo haste, devido suas características construtivas proporcionou maiores profundidades de sulco e de deposição da semente e também maior área mobilizada. O sulcador tipo haste proporciona maior produtividade de grãos, destacando-se os manejos de palhada triturada e rolada.
DALTON
JONAS
ROSIN
daltonjonasrosin@gmail.com
Acadêmico de agronomia, UTFPR, Pato Branco.
ALCIR
JOSÉ
MODOLO
alcir@utfpr.edu.br
Professor do departamento de agronomia, UTFPR, Pato Branco.
MAICON
SGARBOSSA
maicon_sgarbossa@hotmail.com
Doutorando no programa de pós graduação agronomia, UTFPR, Pato Branco.
LUANA
SANTOS
DOS SANTOS
lu-santosdossantos@hotmail.com
Mestranda programa de pós graduação agronomia, UTFPR, Pato Branco.
Tecnologia e Produção