Desempenho produtivo da soja em função da qualidade de semeadura das lavouras

Dentre os fatores que podem influenciar o potencial produtivo de uma lavoura de soja está a qualidade de semeadura. O objetivo do trabalho, parte de um projeto de extensão, foi avaliar a qualidade de semeadura de lavouras de soja no sudoeste do Paraná, na safra 2019/20. Cinco áreas foram amostradas, três em agricultores e duas pilotos junto à UTFPR, Campus Dois Vizinhos. Em cada, próximo à colheita, tomou-se amostragens nos talhões em que se contabilizou o intervalo entre plantas na linha, bem como o estande de plantas. No ato da colheita, registrou-se a produtividade de grãos limpos e secos de cada área. Após, os dados foram tabulados e calculou-se a percentagem de falhas, duplas e / ou múltiplas e aceitáveis, buscando correlacionar tais resultados com o rendimento das lavouras. Quatro áreas foram classificadas com qualidade de semeadura insatisfatória e uma como regular. Esta última, também foi a que apresentou a maior produtividade de grãos. Com base nos resultados, os agricultores foram devidamente orientados da importância da semeadura com qualidade da soja, bem como os discentes participantes do projeto puderam acompanhar na prática a importância desse fator para se obter lavouras de maior potencial.
Anderson Tartari
Lotici