SOS Pandemia: uma ferramenta para unir doadores e entidades receptoras durante a pandemia do COVID-19

Atualmente a população mundial tem passado por um período conturbado relacionado ao impacto da pandemia do COVID-19, detectada pela primeira vez em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, província de Hubei, China. Apesar das diligências realizadas em todo o mundo, a questão de infraestrutura do sistema de saúde e a demanda de equipamentos diversos para tratamentos prévios, proteção dos profissionais de saúde e contenção da doença têm sido uma problemática. Neste contexto, a sociedade em geral mobilizou-se com doações para suprir estas necessidades, entretanto há dificuldades no processo de comunicação e especificação do recurso requerido entre doador e entidade. Este estudo objetivou resolver esta problemática com o desenvolvimento do SOS Pandemia, uma plataforma web responsiva e um aplicativo mobile visando solucionar esta adversidade na comunicação entre doador e entidades necessitantes. Tal fato, possibilita encurtar a distância entre as partes e fornecer um tratamento mais eficiente para a notificação e distribuição de doações e demandas. Os resultados apresentados demonstraram eficiência no uso da ferramenta, com a divulgação do SOS Pandemia foi possível cadastrar hospitais, unidades de saúde e entidades, oportunizando a estes expor suas necessidades, e com o recebimento de doações, fornecedores e comunidade auxiliaram no combate ao COVID-19
Sani
De Carvalho Rutz da
Silva1
Universidade Tecnológica Federal do Paraná", "Ponta Grossa", Paraná, Brasil
sani@utfpr.edu.br
Doutora. Professora no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná .Ponta Grossa, PR, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência. Email: sani@utfpr.edu.br Endereço postal: Av. Monteiro Lobato, Km 04, Ponta Grossa –PR, Brasil
Edson
Rodrigo
Almeida
jeferson@webage.solutions
Software Engineer na FileCloud (CodeLathe Inc)
Hernani
Cruz
hernanibc@gmail.com
Mestre em Ensino de Fisica
Max Mauro
Dias
Santos
BR
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, DAELE - Ponta Grossa – Paraná
maxsantos@utfpr.edu.br
Possui mais de 25 anos de experiência na indústria e academia. Atualmente é Professor Adjunto IV do DAELE (Departamento de Eletrônica) da UTFPR-PG (Ponta Grossa) onde atua como Professor dos cursos de Graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Ciência da Computação. É membro sênior da IEEE. De 2012 até hoje, gerenciou mais de 10 projetos tecnológicos entre indústria, governo e academia, com um valor total de financiamento de US$ 850K. Destaca-se por ter um grupo de alunos para desenvolvimento de pesquisa e desenvolvimento com recursos externos na ordem de R$ 200K anuais, provenientes da FA, Renault, Rota2030 e ABDI (Em colaboração e gerenciado pelo Prof. Rui Tadashi). É coordenador associado do projeto SegurAuto do Programa Rota2030 e SENTIENT com a TUDelft. Foi professor em mais de 40 cursos de Especialização em Computação e Engenharia Elétrica. Trabalhou no GM Tech Center da General Motors do Brazil em SCS/SP, atuando diretamente no grupo de Electrical, Control, Software and Infotainment (ECS&I) na função de Engenheiro de Produto Sênior para Chassis Electronics (DRE-CE), Electrical Architect (EA) e Vehicle Software Integration Engineer (VSIE) (2010-2012). Atua como docente em cursos de Extensão e Especialização para AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) e SAE Brasil. Possui livros em português pela Editora SARAIVA (Redes Industriais e Redes Automotivas)
Ricardo
Zanetti
Gomes
Universidade Estadual de Ponta Grossa
zanettigomes65@gmail.com
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1989) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2007). Professor Associado do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Vascular. Médico Associado da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Foi Representante Docente junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão ( 2016 - 2018) e atualmente Representante Docente junto ao Conselho de Administração.
Tecnologia e Produção