Extração de óleo de café verde utilizando banho ultrassônico

O óleo de café vem ganhando espaço nas indústrias cosméticas e farmacêuticas por conta de seus componentes benéficos ao organismo, sendo a extração sólido-líquido, uma das principais formas de obtê-lo. Os métodos mais usuais, utilizam altas temperaturas, que podem degradar os componentes presentes no óleo, diminuindo a qualidade do extrato. Atualmente o solvente mais utilizado é o hexano, por ser um composto apolar como o óleo, porém é derivado do petróleo, tóxico e cancerígeno. Por conta dessas desvantagens estudam-se possíveis solventes para sua substituição total ou parcial, como por exemplo o etanol, solvente atóxico e oriundo de fonte renovável. Este trabalho teve como objetivo o estudo da extração do óleo de café verde em temperatura ambiente, utilizando banho ultrassônico e  etanol como co-solvente, além de avaliar a influência do tempo de extração e do diâmetro de partícula, a fim de se obter condições ótimas de extração. Para isso, construiu-se curvas cinéticas de extração utilizando hexano e etanol puros e a mistura dos solventes, resultando no tempo ótimo de extração de 2 horas. Para determinar a influência do diâmetro de partícula, realizou-se a extração do óleo com amostras de diferentes granulometrias e proporções hexano:etanol, encontrando resultados de acordo com a literatura.
Vithoria
Gauglitz